imagem; reprodução/ redes sociais
Na última quarta-feira (1º), moradores de Inácio Martins registraram e compartilharam nas redes sociais imagens e vídeos do Rio da Areia com uma coloração escura incomum. A situação chamou a atenção da população e levantou preocupações sobre uma possível contaminação da água.
A alteração na cor do rio pôde ser observada em toda a sua extensão até a localidade de Gavazone.
A Interativa entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT), que informou que equipes do órgão devem se deslocar ao município nesta sexta-feira (3) para realizar fiscalização e verificar a origem da alteração.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Inácio Martins, Eder Lopes, a condição da água ainda permanecia nesta quinta-feira (2). Em conversa com o IAT, técnicos do instituto levantaram a possibilidade de que as chuvas dos últimos dias tenham provocado a mudança na coloração, mas ainda não há confirmação oficial.
O secretário também ressaltou que não há indícios de contaminação grave até o momento.
“Algo contaminante muito grave eu acredito que não, porque senão a gente iria perceber a mortandade de peixes e alguns outros animais, e por enquanto ainda não foi o caso”, afirmou.
Eder informou ainda que solicitou à Sanepar a realização de uma análise físico-química da água para avaliar as condições do rio.







