imagem: reprodução
A morte do locutor Carlos Alberto Deschermayer, aos 74 anos, registrada neste sábado (10), causou grande comoção em Inácio Martins e entre ouvintes de toda a região. Conhecido como “Carlão da Rádio”, ele dedicou grande parte de sua vida à comunicação e deixou um legado marcado pela credibilidade, carisma e uma voz inconfundível.
Carlos Alberto apresentou, nos últimos anos, o programa Balanço Martinense, da Rádio Martinense, atração que mesclava informação, prestação de serviços, música e comentários pessoais. O programa foi ao ar inicialmente nas noites de sábado, com formato de entrevistas e conteúdo musical. Após um período afastado do rádio, o Balanço Martinense retornou em 2014, na versão que permaneceu no ar desde então, sob a condução de Carlos Alberto.
Com uma trajetória iniciada ainda na juventude, Carlos esteve envolvido com a comunicação desde os 16 anos. Participou da produção do jornal “A Grande Parada”, em Curitiba e Também esteve à frente do jornal Balanço Martinense e de sua versão em revista.
No rádio, atuou em importantes emissoras da capital paranaense, como a Rádio Brasil Tropical e a Rádio Cultura de Curitiba, além de passagens pela Rádio Najuá de Irati e pela Rádio Cultura de Guarapuava, sempre reconhecido pelo profissionalismo e pelo estilo próprio de comunicação.
Carlos Alberto estava internado há 11 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), informação que havia sido compartilhada anteriormente nas redes sociais por familiares. Em 2025, ele foi reconhecido pelo público ao ser eleito melhor locutor do ano em pesquisa realizada pela Max Líder Pesquisas.
Nota oficial da Rádio Martinense
Em nota, a Rádio Martinense, por meio de sua presidente Joselba Taborda, manifestou profundo pesar pela perda do comunicador:
“A Rádio Martinense manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Carlos Alberto Deschermayer, locutor que deixou registrada na memória dos martinenses sua dedicação, seu comprometimento e amor ao rádio.
Sua voz jamais será esquecida.
Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos, colegas de profissão e ouvintes da Rádio Martinense. Que Deus conforte e fortaleça neste momento de dor.”
O velório do locutor ocorrerá na capela mortuária, e o sepultamento será realizado no domingo (11), às 9h, no cemitério municipal.







