
Uma moradora de Inácio Martins procurou a equipe da Interativa nesta segunda-feira (23) para relatar uma grave situação de abandono e maus-tratos a animais em uma residência localizada no Bairro Vila Borges. Segundo ela, um cachorro estaria amarrado, sem acesso a comida, água e exposto à chuva. Ainda de acordo com a denúncia, uma cadela com filhotes também estaria na mesma situação de descuido.
Diante da denúncia, a Interativa entrou em contato com Betinho Oliveira, presidente da ONG São Francisco de Assis, que atua na proteção de animais no município. Segundo ele, a ONG esteve no local no último sábado (22) e constatou que a situação é delicada. Há indícios de que os animais, teriam um tutor que estaria se omitindo da responsabilidade sobre os animais
Abandono e maus-tratos de animais configuram crime, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda, em casos que envolvam cães e gatos.
Casos como esse podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente à Polícia Militar.
A Interativa continuará acompanhando o caso e reforça a importância da denúncia como forma de proteger os animais e responsabilizar os responsáveis.







