Imagem: Cleiton Luz/ Interativa
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de banhado na região do Rio Pequeno, em Inácio Martins, na noite de sexta-feira (22). O fogo teria começado em uma propriedade próxima e se alastrou em direção a residências.

O combate foi feito pelo caminhão-pipa da prefeitura, com apoio de moradores. Um deles relatou à Interativa que acredita se tratar de um incêndio criminoso. Segundo o morador, as chamas chegaram a ameaçar um aprisco e uma plantação de pinus, mas foram contidas com a ajuda de vizinhos e do caminhão da prefeitura.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Éder Lopes, o caminhão foi acionado ainda na noite de sexta-feira e deslocado imediatamente para a região. “Foi feito o combate ao redor das casas mais próximas, além de um contrafogo, com apoio da prefeitura e moradores.”

Apesar disso, o secretário explicou que não será possível realizar o combate direto ao fogo na área de banhado devido à dificuldade de acesso. Funcionários da empresa Dallegrave também atuaram na construção de um aceiro para evitar que as chamas atingissem uma área de reflorestamento da companhia.
Na tarde de sábado (23), por volta das 15h, o fogo seguia se alastrando e já havia ultrapassado a PR-364, prejudicando a visibilidade de motoristas que passavam pelo local.
As causas do incêndio ainda não foram oficialmente apuradas, mas moradores acreditam que tenha sido provocado de forma criminosa. Graças à ação rápida da comunidade e de servidores da prefeitura, os danos se limitaram à vegetação da área.









