
imagem ilustrativa: 16º BPM
Duas crianças foram encontradas em situação de abandono e risco na manhã de domingo (04), por volta das 11h, em um apartamento no bairro Dos Estados, em Guarapuava. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar.
Segundo informações repassadas pela síndica do edifício, uma das crianças pediu ajuda pela janela. Ao se aproximar, a mulher viu que os meninos — de 10 e 4 anos — estavam sozinhos no imóvel e portavam facas de cozinha e uma seringa com agulha, tentando ferir um ao outro.
A PM foi acionada e tentou acessar o apartamento, mas sem sucesso. Pela janela, os policiais visualizaram diversos objetos cortantes em um ambiente visivelmente desorganizado e insalubre. Diante da urgência, e sem conseguir uma chave reserva com o proprietário do imóvel, a equipe precisou arrombar a porta para garantir a integridade física das crianças.
Dentro do apartamento, os policiais constataram más condições de higiene, restos de comida pelo chão e colchões improvisados. As crianças vestiam roupas inadequadas para o frio e estavam se alimentando de verduras cruas. Um dos meninos, de 10 anos, é portador de síndrome de Down, o que agravava ainda mais a vulnerabilidade da situação.
O Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao local. Pouco depois, a avó materna das crianças chegou ao apartamento. Ela informou que recebeu uma ligação da filha — mãe dos meninos, de 26 anos — que estaria em Foz do Iguaçu e pediu que ela buscasse os filhos, pois a Polícia estava na residência.
A avó, que veio de Imbituva/PR, ficou responsável pelos menores, conforme orientação do Conselho Tutelar. Os objetos perfurocortantes foram apreendidos, e a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Judiciária para prestar esclarecimentos.
A Polícia Civil deve investigar o caso como abandono de incapaz.