
Imagem: Vatican News
Na tarde desta quinta-feira (08), o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa durante o Conclave realizado no Vaticano. Ele passa a ser o 267º Sucessor de São Pedro e adotou o nome de Leão XIV.
O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, diretamente da Sacada Central da Basílica de São Pedro, para uma multidão estimada em 100 mil pessoas que aguardava na Praça São Pedro, em Roma.
Leão XIV é o primeiro papa agostiniano da história e o segundo pontífice americano, após Francisco. Nascido em Chicago (EUA), em 1955, Prevost tem formação em Matemática, Filosofia e Teologia, com doutorado em Direito Canônico. Foi missionário no Peru por mais de uma década, onde atuou em áreas pobres e ocupou diversas funções pastorais e acadêmicas.
Em 2014, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo Papa Francisco, que mais tarde o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Foi criado cardeal em 2023 e participou das principais decisões da Igreja nos últimos anos, incluindo os Sínodos sobre a sinodalidade.
A eleição marca uma nova fase para a Igreja Católica, com expectativa de renovação e fortalecimento dos valores evangélicos em escala global.