
imagem: reprodução/ youtube
A Câmara Municipal de Inácio Martins aprovou, na sessão desta noite, o Projeto de Lei Nº 003/2025, que altera a Tabela do Anexo IV da Lei Municipal nº 482/2009, criando uma nova vaga para contador. O projeto, que havia sido rejeitado na semana passada em primeiro turno, teve sua aprovação garantida após a mudança de voto do vereador João Prestes (PSB).
A justificativa do Executivo para a criação do cargo se baseia na aposentadoria prevista da servidora Marisa de Fátima Czaikoski, que deixará o cargo no final de 2026, além da necessidade de continuidade dos serviços contábeis do Fundo de Previdência dos servidores municipais. Atualmente, a outra vaga existente é ocupada pelo servidor Edson de Andrade, com previsão de aposentadoria em 2029.
Mudança de Voto e Aprovação
Na sessão do dia 24 de março, os vereadores Júlio Armando Canido Mendez (PP), João Prestes (PSB), Marcos Mirek (PP), Bruno Alencar Cabral da Silva (UNIÃO) e Paulo Michel Pereira (PT) haviam votado contra o projeto. Já Carlos Eduardo dos Santos (UNIÃO), Camila Kellin Vaz (UNIÃO) e Gilnelson de Oliveira (UNIÃO) votaram a favor da aprovação.

Nesta sessão, no entanto, o vereador João Prestes (PSB) alterou seu voto, posicionando-se favorável ao projeto. Ele justificou sua mudança após uma visita à Prefeitura de Inácio Martins, onde constatou a necessidade do cargo. Segundo Prestes, a ausência de um novo contador poderia comprometer o recebimento de recursos de deputados, já que a parte burocrática das emendas é conduzida por esses profissionais. O parlamentar também ressaltou que a criação do cargo não interfere na nomeação de outros postos que alguns vereadores consideram mais urgentes.
Com a mudança de voto, o resultado ficou empatado, cabendo ao presidente da Câmara, José Vilmar de Andrade (PSD), o voto de minerva. O presidente optou pela aprovação do projeto, que agora segue para sanção do prefeito Dimas Vier.
O Que Disseram os Vereadores?
O vereador Gilnelson de Oliveira (UNIÃO) comparou a situação de Inácio Martins com as cidades vizinhas de Rebouças e Mallet, mencionando que Rebouças possui cinco contadores, com previsão de abertura para mais dois, enquanto Mallet conta com quatro profissionais na área.
Já o vereador Júlio Armando Canido Mendez (PP) argumentou que outros cargos são mais urgentes, como o de farmacêutico, que poderia permitir a ampliação do horário de atendimento da farmácia básica do município. Ele demonstrou preocupação com os gastos com pessoal, pois o cargo de contador pertence ao maior nível da tabela salarial dos servidores.
Outras Aprovações da Sessão
Além do Projeto de Lei Nº 003/2025, os vereadores aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei 002/2025 do Poder Executivo, que institui o programa de recuperação fiscal no município. O projeto agora aguarda sanção do prefeito.
Também foi aprovado o Parecer Prévio n.º 208/2024 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) sobre a Prestação de Contas do Exercício 2022, de responsabilidade do então gestor Edemetrio Benato Junior.
Indicações de Serviço
Durante a sessão, foram apresentadas e discutidas novas indicações de serviço, incluindo:
- Indicação Nº 039/2025 – Solicitação de estudo para intervenção no escoamento pluvial na Rua Afonso Pena. (Proposição: Vereador Bruno Alencar Cabral da Silva)
- Indicação Nº 040/2025 – Cascalhamento, patrolamento e construção de bueiro em estrada próxima à antiga serraria da Empresa Dalegrave. (Proposição: Vereador João Devarci Prestes)
- Indicação Nº 041/2025 – Cascalhamento e patrolamento da estrada principal da Comunidade do Mansani. (Proposição: Vereador João Devarci Prestes)
Ainda na sessão foram lidas as respostas do Executivo às indicações de serviço apresentadas anteriormente pelos parlamentares.