A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, para o mês de dezembro, a bandeira tarifária será verde. A mudança ocorre após a vigência da bandeira amarela em novembro e é resultado da melhora nas condições de geração de energia no país. Com isso, não será mais cobrado o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, beneficiando todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.
O período chuvoso intenso das últimas semanas favoreceu a geração de energia hidrelétrica, que tem custo de produção inferior ao das fontes termelétricas, geralmente acionadas quando os reservatórios estão baixos.
Desde a sua criação em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores se tornem mais conscientes do impacto do seu consumo, ao conhecer as condições de geração e o custo da energia. Isso reflete fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Com a bandeira verde, o público é incentivado a manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.