
Moradores de Inácio Martins estão se unindo em uma campanha solidária para ajudar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul do Paraná que foi devastada por um tornado na última sexta-feira (7). O fenômeno destruiu cerca de 90% das residências e comércios do município, resultando em cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo informações oficiais.
A ação solidária começou logo após o desastre. Um grupo formado por martinenses e pilotos de motocross foi um dos primeiros a chegar ao local, levando doações e ajudando na distribuição de mantimentos. Segundo um dos integrantes, o grupo arrecadou cerca de 1.000 garrafas de água mineral (500 ml), além de alimentos e roupas, e chegou a Rio Bonito do Iguaçu por volta das 2 horas da manhã de sábado (8).
Para ampliar a ajuda, foi criado um grupo de WhatsApp que está coordenando novas doações. Neste momento, a prioridade é arrecadar água potável e alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal mas também estão sendo aceitas roupas e calçados. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos de coleta em Inácio Martins:
- Restaurante Martinense
- Farmácia do Ede
- Oficina Santo Antônio (Paiusco)
- Base do SAMU
Além disso, contribuições financeiras estão sendo recebidas via PIX: 42 99996-1349, valor que será utilizado para a compra de mantimentos. A Prefeitura de Inácio Martins informou que irá disponibilizar transporte para levar as doações até Rio Bonito do Iguaçu, além disso, o caminhão pipa do município será deslocado nesta tarde para o local a informação foi confirmado pelo Prefeito Dimas Vier em conversa com nossa reportagem.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, neste sábado (8), estado de calamidade pública no município (Decreto nº 11.838/2025) e acompanha pessoalmente as ações de socorro realizadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes estaduais.
Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou solidariedade às famílias atingidas e informou que uma equipe federal, coordenada pela ministra Gleisi Hoffmann, foi enviada à região com representantes dos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional. Profissionais da Força Nacional do SUS e da Defesa Civil Nacional estão em deslocamento para auxiliar nas ações de resgate, atendimento e reconstrução.







