Na manhã de segunda-feira (16), um homem procurou o Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Inácio Martins para registrar uma ocorrência de estelionato após ter sido vítima de um golpe cibernético que resultou na perda de R$ 4.930,46.
De acordo com o relato da vítima, o golpe ocorreu na última sexta-feira (13), entre 17h e 18h, quando ele recebeu uma mensagem de texto do número 29472. A mensagem informava sobre um suposto pagamento realizado em seu nome junto ao banco Sicredi.
A vítima, preocupada com a situação, inseriu o código fornecido na mensagem e logo após recebeu uma ligação de um indivíduo que se identificou como funcionário da “central de segurança” do banco. O suposto funcionário afirmou que seria necessário bloquear a conta bancária devido a uma suspeita de fraude.
Seguindo as orientações do golpista, o homem acessou sua conta e digitou o código solicitado durante a ligação. Logo depois, percebeu que um PIX havia sido realizado em nome de uma mulher, sem o seu consentimento.
Ao descobrir que se tratava de um golpe cibernético, a vítima entrou em contato com a central do banco Sicredi e efetuou o bloqueio das suas contas.
O caso foi registrado para que sejam tomadas as medidas cabíveis junto à instituição bancária e às autoridades competentes.
Dicas de segurança para evitar golpes semelhantes:
- Nunca compartilhe códigos ou senhas recebidas por mensagem.
- Entre em contato diretamente com seu banco pelos canais oficiais.
- Suspeite de ligações inesperadas que solicitam informações pessoais ou acesso à conta.
- Ative a autenticação em duas etapas nos aplicativos bancários.